Oncologia e Psicologia andam lado a lado no tratamento do Câncer

O profissional de psico-oncologia trata a saúde emocional do paciente de câncer e seus familiares, visando auxiliá-los no enfrentamento da doença.
Sabemos que receber o diagnóstico de uma doença como o câncer é um momento delicado, afinal, muitas dúvidas, transformações e novas demandas são inseridas na vida do paciente. Ao longo do processo, essas situações podem desencadear reações emocionais que contribuem para o desequilíbrio psicológico do mesmo, podendo levar a estados de ansiedade, isolamento e até mesmo depressão, que interferem de forma direta no tratamento oncológico.
Aspectos como auto-estima, sexualidade, valores, e crenças podem ser abalados durante o tratamento oncológico, e por essas razões, o atendimento psicológico nesses casos, busca proporcionar entendimento, força e estruturas necessárias para o melhor enfrentamento do momento vivido e as dificuldades impostas pelo tratamento.
Ao fornecer as ferramentas necessárias para melhor entendimento de seu estado atual, o psicólogo busca junto ao paciente ressignificar o processo de tratamento contra a doença a fim de empoderá-lo e tornar a jornada contra o câncer mais leve.
“Muitas vezes os pacientes de câncer acabam ficando reféns da doença, perdendo a esperança em tudo aquilo que acreditavam. Portanto, na terapia oncológica trabalhamos principalmente para que o paciente perceba o lado melhor do tratamento, entenda as suas mudanças e acredite no seu especialista. Buscando renascer para uma nova fase e abraçar seu propósito de vida ao longo do processo.”
Aqui na Oncotek, acreditamos que o acompanhamento psicológico do paciente e de sua família, tanto nas fase de tratamento como pós-tratamento, é fundamental para o melhor enfrentamento do momento vivido e compreensão da experiência desafiadora que é o câncer.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e teremos a satisfação em atendê-lo.