Entre em contato

(61) 3035-8200

(61) 99873-0700

Funcionamento

SEG-QUI • 8h às 18h
SEX • 8h às 17h

Blog Oncotek

Proctologia é importante especialidade no diagnóstico e suporte ao tratamento de câncer

25 de setembro de 2017

A proctologia ou coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.

É comum que os pacientes adiem a consulta com esse especialista por receio ou até mesmo vergonha, e quando chegam ao consultório já estão angustiados com a possibilidade de terem o diagnóstico de câncer.

“Nem sempre um sangramento vai indicar câncer, mas é importante procurar o especialista ao primeiro sinal de qualquer alteração, pois, às vezes, a solução é mais simples do que se imagina, mas não podemos subestimar os sintomas”, conta a Drª Patrícia Cavalcanti, proctologista da Oncotek e membro associado da Sociedade Brasileira de Colopoctologia.

O câncer de intestino está entre os mais incidentes no Brasil. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ele é o terceiro mais comum em homens, responsável por mais de 7% dos casos, e o segundo nas mulheres, ficando à frente do câncer de colo de útero.

Alguns hábitos e características podem facilitar seu aparecimento, como sedentarismo, má alimentação, histórico familiar e ter mais de 50 anos, porém não se deve ignorar os sinais.

“Antigamente, se falava em risco apenas após os 50, mas o que temos visto nos consultórios são casos em pessoas cada vez mais jovens. Por isso não descartamos o câncer em pacientes fora do grupo de risco.”

Drª Patrícia Cavalcanti- Proctologista

Este especialista deve ser procurado quando houver sangramento, alteração no ritmo intestinal por mais de um mês, dor anal ou presença de caroço na região e dor abdominal. Com exames de colonoscopia é possível ter um diagnóstico preciso e, se necessário, encaminhamento ao oncologista.

Se detectado o câncer, o proctologista fará o acompanhamento junto ao oncologista e também vai agir para amenizar os efeitos colaterais que os tratamentos de câncer causam no órgão.

Trabalhando para que os pacientes tenham tenham um conforto, privacidade e humanização no seu tratamento, nós da Oncotek contamos com essa especialidade em nosso corpo clínico para manter a qualidade de vida durante o processo de enfrentamento da doença.

Se está apresentando algum desses sintomas, não hesite em nos procurar.

Remodal