Entre em contato

(61) 3035-8200

(61) 99873-0700

Funcionamento

SEG-QUI • 8h às 18h
SEX • 8h às 17h

Blog Oncotek

Teste baseado em DNA pode detectar a recorrência do câncer um ano antes dos exames convencionais

19 de junho de 2017

Um novo teste, baseado em DNA, mostrou-se capaz de identificar a recorrência de câncer de pulmão até um ano antes dos exames convencionais. Esse teste, conhecido como Biópsia Líquida, funciona por meio da detecção de DNA mutado liberado na corrente sanguínea pelas células cancerosas, indicando se o tumor está crescendo novamente no corpo do paciente antes mesmo de ser possível a sua detecção em tomografias e muito antes do paciente tomar conhecimento dos sintomas físicos.

O estudo, realizado pelo Instituto Francis Crick no Reino Unido, mostrou precisão em 92% dos casos analisados, onde posteriormente o câncer retornaria meses ou até mesmo um ano mais tarde.

As biópsias líquidas também apontaram se a quimioterapia estava funcionando ou se a doença havia evoluído, como acontece na maioria dos estados 2 e 3 de cancro. No futuro, isso pode permitir que os médicos optem rapidamente pelo tratamento mais preciso em cada caso, bem como possibilitar uma visão mais ampla da doença. Contribuindo assim, para o desenvolvimento de novos tratamentos e, principalmente, salvando mais vidas.

Fonte: http://bit.ly/2pBZeyA

Remodal