Você sabe o que é Xerostomia?

A Xerostomia é o termo médico para definir a popularmente chamada “boca seca”. O termo vem do grego “xeros”, que significa seco, e “stoma”, que quer dizer boca, e é caracterizado pela produção insuficiente de saliva pelas glândulas salivares.
Além do envelhecimento, vários fatores podem levar à diminuição salivar, entre eles estresse, tabagismo, o uso de determinados medicamentos e o tratamento oncológico. A Xerostomia é mais comum em pacientes que recebem a terapia para câncer da cabeça e do pescoço, mas diversos agentes quimioterápicos e a radioterapia podem temporariamente diminuir a quantidade da saliva, fazendo com que a boca seca seja um dos seus principais efeitos colaterais.
A saliva desempenha um papel muito importante no nosso organismo. Ela contém diversas proteínas que ajudam na digestão de alimentos, na atividade anti-bacteriana – prevenindo problemas como cárie e gengivite – , e na manutenção do pH oral – neutralizando os ácidos da boca.
A falta de saliva em pacientes em tratamento de câncer pode dificultar a alimentação, por isso damos algumas recomendações simples que podem ajudar nesse processo, entre elas:
-
Dar preferência à dieta líquida a pastosa, utilizando alimentos de alta umidade, como sopas, caldos, molhos, vegetais com molho e purê;
- Higienizar a boca com freqüência;
- Facilitar o aumento da ingestão de água, acrescentando limão e outras frutas cítricas;
- Fazer estimulação da saliva com balas de limão e chicletes sem açúcar;
-
Evitar alimentos secos, como pães, torradas e bolachas. Evitar também bebidas alcoólicas, alimentos muito quentes e oleosos e produtos integrais;
- Usar protetor labial.
Dependendo do grau da xerostomia recomenda-se o uso da saliva artificial. Atualmente, podemos encontrar no mercado o produto Thicken Up Quench, que ativa o nervo Trigêmeo causando estímulos olfativos e gustativos e, consequentemente, estimulando a glândula salivar.
A ação desse produto dura, em média, 20 minutos e favorece a alimentação dos pacientes oncológicos, aumentando a aceitabilidade dos alimentos e da água. Com isso, diminuímos os riscos de desidratação e também de perda de peso.
Outro ponto positivo do produto é que pode ser utilizado por pacientes renais e seu sabor é muito agradável.
A sugestão de uso é 1 sachê para cada 100 ml de líquido alguns minutos antes das refeições.