A intervenção nutricional em pacientes oncológicos, além de auxiliar na diminuição dos efeitos colaterais do tratamento, conhecido como toxicidade, também auxilia na potencialização dos resultados das terapêuticas empregadas.
O nutricionista oncológico trabalha de forma individualizada junto ao paciente, mas também se relaciona próximo à família a fim de estabilizar o estado nutricional do paciente, fortalecer seu sistema imunológico e reduzir o impacto da doença no organismo.
Em todo o momento, o nutricionista oncológico busca trazer o entendimento do porquê evitar certos alimentos e a necessidade de inserção na dieta de outros, visando empoderar e compreender o perfil do paciente. Dessa forma, o processo de readaptação alimentar torna-se mais próximo de sua realidade e preferências, para não causar uma ruptura desconfortável em sua rotina.
O acompanhamento com o nutricionista deve ser iniciado juntamente com o tratamento oncológico, a fim de sanar as primeiras dúvidas sobre hábitos alimentares que deverão ser adotados pelo paciente, conforme sua necessidade. A partir desse momento, será realizada a primeira avaliação nutricional e início do monitoramento para manter ou ajustar o plano de cuidado nutricional.