Na Reumatologia, o médico especialista é responsável por cuidar dos problemas não cirúrgicos que atingem as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. Ele também trata das doenças autoimunes – processo onde o corpo ataca suas próprias células –, que causam inflamações em qualquer órgão do corpo.
As patologias mais frequentes variam entre artrite, fibromialgia e lúpus, mas, em comum, todas têm a dor como primeiro alerta. Por apresentarem sinais diversos, o diagnóstico depende principalmente da auto-observação do paciente, que vai indicar periodicidade e intensidade dos sintomas. Isso, junto a exames físico, laboratorial e de imagem, permite uma análise precisa e utilização eficaz de medicamentos para controlar os incômodos.
Já no tratamento oncológico, a Reumatologia age diretamente no ganho de qualidade de vida. Diversas medicações utilizadas em pessoas com câncer causam perda de massa óssea, podendo levar à osteoporose. Esses pacientes também podem ser acometidos por processos inflamatórios e dor, tanto pelo tratamento quanto pelo próprio tumor.
Diante desses fatos, o acompanhamento do reumatologista se mostra de grande importância para esses pacientes e uma das chaves para um tratamento que preze pelo bem-estar.