Warning: array_merge(): Argument #2 is not an array in /home/oncotek8/public_html/site/wp-includes/load.php on line 63

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/oncotek8/public_html/site/wp-includes/load.php:63) in /home/oncotek8/public_html/site/wp-content/plugins/sg-cachepress/class-sg-cachepress.php on line 311
Tratamentos | Oncotek

Entre em contato

(61) 3035-8200

(61) 99873-0700

Funcionamento

SEG-QUI • 8h às 18h
SEX • 8h às 17h

Perguntas frequentes

Pré agende seu horário

Entre em contato

(61) 3035-8200

(61) 99873-0700

Tratamentos

Após o diagnóstico, o oncologista avalia qual é a melhor abordagem para cada paciente. Elas podem ser a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Mas não é raro que se combine mais de um tratamento para aumentar as chances de resposta do paciente. Tudo isso vai ser analisado durante as consultas e conversado com o paciente para que não reste nenhuma dúvida.

Quimioterapia

É a mais conhecida popularmente. O conceito é simples, o tratamento tem o objetivo de matar as células formadoras do câncer. Os medicamentos utilizados, os quimioterápicos, são aplicados e levados para todas as partes do corpo por meio da corrente sanguínea. A quimioterapia age principalmente e mais intensamente nas células malignas, mas também pode atingir as células saudáveis, o que causa efeitos colaterais variados.

Quando isso acontece, controla-se os sintomas com medicações específicas. Médico e enfermeiro vão esclarecer todas as dúvidas durante as consultas e sessões de aplicação. Se algo fugir do esperado, é importante informar à equipe imediatamente.

As sessões variam para cada paciente, podendo ser semanalmente ou até de 28 em 28 dias. Os quimioterápicos são aplicados na veia, na maior parte dos casos, mas também podem ser via oral, subcutânea, tópica ou via canal raquidiano (canal da coluna vertebral).

Radioterapia

Executada de forma diferente da quimioterapia, mas com objetivo semelhante, a radioterapia utiliza a radiação apenas na região do corpo onde o tumor está, atingindo assim as células doentes. Por ser uma aplicação direcionada, evita que muitas células saudáveis do corpo sejam atingidas.

A radiação é emitida externamente por um gerador convencional de raio-x, com frequência e intensidade ideais para cada caso, variando de 1 a 42 sessões. Não há dor no momento da aplicação e, por ser uma forma de energia, também não é possível ver ou sentir algo. As reações a este tratamento tendem a ser menos agressivas que as da quimioterapia e acontecem apenas no órgão onde foi aplicada.

Hormonioterapia

Uma das formas pela qual um tumor pode crescer desordenadamente é a partir do estímulo hormonal. Quando isso acontece, a hormonioterapia é utilizada para dar suporte ao tratamento do câncer.

A partir de comprimidos ou injeções subcutâneas, a ação do hormônio que está estimulando as células malignas é bloqueada. Ela pode ser usada para maximizar os resultados dos outros tratamentos (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), para evitar a recidiva e conter o avanço da doença, quando a cura não é mais possível.

Por inibir a ação dos hormônios, os efeitos colaterais dessa técnica são sintomas semelhantes aos encontrados na menopausa, sangramento vaginal, trombose, perda de massa óssea e muscular e ganho de peso. Devido a isso, a utilização do tratamento vai depender dos fatores relacionados ao tumor, idade do paciente e risco das reações.

Imunoterapia

Esta técnica faz parte da nova geração de tratamentos para o câncer. Ao contrário da quimioterapia e radioterapia, que combatem o tumor através da morte direta de suas células pela medicação, a imunoterapia usa o sistema imunológico do paciente para isso. Os imunoterápicos impedem que as células malignas fiquem invisíveis ao mecanismo de defesa do corpo e permitem que o próprio organismo ataque o câncer.

As aplicações são feitas apenas por via venosa ou subcutânea, com intervalos que variam entre duas ou três semanas. Os efeitos colaterais costumam ser de leve intensidade, menos frequentes e facilmente tratáveis.

Como podemos ajudar?

SEP/Sul 905 Conjunto B Térreo
Salas T20, T22, T24 e T26
Ed. Centro Empresarial

atendimento@oncotek.com.br
Solicite um agendamento de consulta. Escolha o melhor dia e horário para conversarmos Solicitar agendamento